Planejamento de Marketing Digital Exemplo Para Aparecer No Google

plano de marketing digital

Como fazer um Plano de Marketing Digital para sua empresa aparecer

no google exemplo prático para você desenvolver seu planejamento

de marketing,  trazendo clientes sem precisar pagar para o google

fazendo contatos e fechamento de vendas.

 

Perguntas:

plano de marketng digital exemploVocê tem seu site, publica artigos mas não encontra ele na internet?

plano de marketng digital exemplo

Não sabe como encontrar seus artigos? Em que posição estão?

plano de marketng digital exemplo

Quer saber como escrever para aparecer no google?

plano de marketng digital exemplo

Quer saber como fazer um plano de marketing digital?

 

Neste artigo você vai saber como fazer um:

Planejamento de Marketing Digital:

1-Pesquisa de palavra chave

2-Análise da concorrência

3-Produção de conteúdo

4-Como trackear seus artigos

 

Fiz um site para minha irmã fengshuitransformandoavida.com.br

(ela autorizou mencionar o case) tenho outros

projetos de marketing que não posso mencionar.

 

Vamos a um exemplo prático:

Digitando no google:

feng shui fonte onde colocar

aparece na segunda posição.

Como não esta segmentada por região pode haver uma pequena

variação da posição veja que são 413.000 resultados mostrados

pelo google em nível nacional.

plano de marketing digital pronto

 

Esta na frente de outros sites com publicação bem mais

antigas postadas em 2009, 2011, 2015, além de ter concorrência

forte do site terra.

 

Como você consegue ver a data do site explico mais adiante.

 

Digitando no google:

fonte de água feng shui 

o site aparece na quinta posição entre 494.000 resultados em nível nacional

planejamento de marketing digital

Esta na frente de outros sites com publicação bem mais

antigas postadas em 2009, 2011, 2012, tem concorrência forte

de sites como mercado livre e terra

 

Digitando no google:

fonte de água feng shui como fazer

aparece na terceira posição entre 480.000 resultados no Brasil inteiro.

projeto marketing digital

Esta na frente de sites com domínio muito forte como terra, uol e

de outros sites com publicação bem mais antigas postadas em 2005,

2009, 2011, 2013.

 

 

Você pode digitar no google também:

fonte de água feng shui cascata

vai estar na décima primeira posição entre 489.000 resultados

planejamento de marketing

projeto de marketing digital

 

 

        Como fazer um plano de marketing

             para aparecer no google?

 

Plano de Marketing Digital Exemplo – parte 1

                     Pesquisa de Palavra Chave

Antes de começar seu projeto de marketing digital é sensato você classificar

quais são as principais perguntas feitas pelos seus clientes.

 

Você precisa saber como eles pesquisam na internet pelo seu produto

ou serviço, assim você faz um artigo otimizado para o google e

principalmente para seu cliente.

 

Por exemplo se você tem uma clínica de estética:

 

1- Seu cliente também pode pesquisar por uma busca local:

clinica de estética em sp

clinica de estética sp

clinica de estética sp zona sul

clinica de estética zona norte

 

Nesta pesquisa esta um público “quente”, alguém que já sabe o que

quer e esta pesquisando por uma clínica que atenda seus objetivos,

na sua cidade ou no seu bairro.

 

Se você aparecer para este público tem uma chance maior de fechar

uma venda.

 

2- Seu cliente pode estar pesquisando por uma solução de um problema:

 

Como tirar manchas na pele, tratamento de espinhas, por exemplo.

 

Este público esta pesquisando por uma solução de um problema

não esta certo ainda de fazer uma consulta, esta analisando alternativas.

 

Se você conseguir levar informação relevante, algo que indique a solução

para seu problema, despertando sua atenção muito provavelmente tem

chance de entrar em contato.

 

Neste caso a construção de um FUNIL DE VENDAS leva seu cliente

a uma jornada, vale um artigo só sobre o tema.

funil de vendas

São métodos para trazer um público da internet para sua empresa,

o mesmo processo pode ser aplicado para diferentes

tipos de negócios.

 

Ferramentas Para Pesquisa de Palavra Chave

 

Para elaborar um plano de marketing digital você precisa saber o

volume de busca de cada palavra chave pesquisada, sim você

pode saber quantas pessoas estão fazendo pesquisas na internet

por determinado assunto, clínica de estética, dores nas costas, etc…

 

No caso do nosso exemplo clínica de estética para saber

quantas pessoas estão pesquisando mensalmente no google

temos várias ferramentas que mostram, porém iremos falar de duas,

 

1- Planejador de palavras chaves

Uma ferramenta do próprio google é o planejador de palavras chaves,

você pesquisa no google e já vai aparecer é o primeiro.

plano de marketing digital exemplo

 

Para usar esta ferramenta é só você ter uma conta de e-mail no gmail,

porém da um volume amplo.

 

Para saber o volume mais correto você terá que pagar, são anúncios

pagos google adwords normalmente aparecem no topo e no rodapé

da página esta escrito anúncio junto com o nome do site:

guia para um plano de marketing

 

 

Anunciar para aparecer no google também é uma alternativa, mas

nosso foco agora é aparecer nas pesquisas orgânicas, aquelas que 

o próprio google classifica quem vai aparecer, sem ter que pagar.

 

Uma excelente alternativa é esta ferramenta que aparece na pesquisa

 

2- semrush.com

Ela também é paga mas pode ser utilizada gratuitamente com restrições

mesmo assim você já vai conseguir obter muitas informações, também vai

ser útil na análise da concorrência.

 

Olha só como a ferramenta semrush mostra um volume de

pesquisa para a palavra clinica de estética são 6.600 pessoas

fazendo buscas mensais por esta palavra.

plano de marketing digital

 

Se for segmentado para uma cidade por exemplo sp o quadro mostra outro

volume de busca note que as pessoas pesquisam de diferentes formas e o

volume de busca muda.

 

plano de marketing digital exemplo

 

No caso do exemplo, se você tem uma clínica de estética em sp

veja o número de pessoas que estão procurando mensalmente

por seus serviços, veja que as pessoas digitam no google de

diferentes formas, somando todas mostradas na tabela acima:

 

clinica de estetica sp         = 880 pesquisas mensais

clinica estetica sp              =110 pesquisas mensais

clinicas de estetica em sp =480 pesquisas mensais

clinica de estetica em sp   =70 pesquisas mensais

clinicas de estetica sp        =70 pesquisas mensais

clinicas esteticas sp            =50 pesquisas mensais

                          um total de 1.660 clientes em potencial

isso sem contar com a palavra chave ampla

 

clinica de estética 6.600 pesquisas  o google sabe pelo seu IP sua

localização e vai puxar as empresas mais próximas de você.

 

Percebe o quanto de clientes pode trazer da internet

para sua loja, escritório, fábrica, consultório, clínica?

 

Vai atrair todo esse tráfego da internet?

Digamos que das 1.660 pessoas

2% entrem em contato com você são 33 pessoas.

Dessas 20 fechem um tratamento com você (1,2%)

no valor médio de r$ 600,00, seu faturamento será de r$ 12.000,00

somente vindo da internet dessas palavras chaves.

 

Sem contar com as pessoas que estão a busca da solução de um problema

como citadas no exemplo acima (como tirar mancha da pele) que não estão

neste volume de busca e podem sim virem a serem clientes e aumentarem

seu faturamento.

 

Plano de Marketing Digital Exemplo – parte 2

                     Análise da Concorrência

Lembra da pesquisa fonte de água feng shui acima?

O google mostrou os seguintes resultados:

feng shui fonte onde colocar = 413.000 resultados mostrados

fonte de água feng shui  = 494.000 resultados

fonte de água feng shui como fazer = 480.000 resultados

fonte de água feng shui cascata =  489.000 resultados

Agora continuando com nosso exemplo vamos fazer uma pesquisa

no google para ver quantos resultados mostram nas seguintes palavras:

clinica de estetica sp = 520.000 resultados

plano de marketing passo a passo

clinica estetica sp              =110 pesquisas mensais

clinicas de estetica em sp =480 pesquisas mensais

clinica de estetica em sp   =70 pesquisas mensais

clinicas de estetica sp        =70 pesquisas mensais

clinicas esteticas sp            =50 pesquisas mensais

você já viu a ferramenta semrush acima,  nela você também pode ver:

plano de marketng digital exemploSites rankeados para cada palavra.

plano de marketng digital exemploFazer uma análise dos pontos fortes e fracos de cada um deles.

plano de marketng digital exemplo

Oportunidades de palavras chaves

plano de marketng digital exemploQuantidade de backlinks (estou fazendo um e-book gratuito onde
explico as etapas do processo) apontando para cada site.

plano de marketng digital exemploTráfego de cada site, este dado não é preciso normalmente estima
um volume menor

Outra ferramenta útil no nosso processo de planejamento de marketing digital

é a SEOQUAKE você digita no google e instala no seu navegador e é gratuita.

seoquake projeto de marketing digital

 

Com esta ferramenta você vai saber mostrar muitos dados do site.

Plano de Marketing Digital Exemplo – parte 3

                     Produção de Conteúdo

Oi ainda não terminei este artigo continue por aqui 

Plano de Marketing Digital Exemplo – parte 4

                     Como Trackear seus artigos

 

 

 

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Plano de Marketing Digital
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Autor: alberto

Saiba como aparecer no Google trazer tráfego orgânico e gerar vendas

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